Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

3º tema: JESUS SALVAÇÃO DO MUNDO

A garantia da salvação é um dos temas teológicos mais discutidos. Nos livros do Novo Testamento já encontramos o tema sendo explicado por apóstolos de Jesus, principalmente o apóstolo Paulo.
Jesus Cristo, oferecendo seu sangue derramado no Calvário, morreu como um sacrifício substituto pelos seus pecados, e agora está oferecendo vida eterna no céu para você como um Dom Gratuito!! Parece bom demais para ser verdade? Em Romanos 6:23, temos: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." A vida eterna é um dom, um dom gratuito, de Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Você não pode comprar a vida eterna, e com certeza não a merece, mas ela é oferecida como um DOM GRATUITO.

Textos biblicos
Jesus morto, ressuscitado e glorificado é a única solução para o mundo e para cada um denós (Jo 14, 6-20)
Romanos 5,20: “Onde abunda o pecado, superabundou a graça. Assim como o pecado
reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela vida eterna, por meio de Jesus Cristo Nosso Senhor. O homem não pode salvar-se a si mesmo e sendo incapaz de chegar até Deus quando já não havia mais esperanças, Deus chega até o homem, desce de sua glória, impulsionado pelo seu grande amor (Ef 2,4, Jo 3,16), pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que seja salvo por Ele (Jo 1,29)
Jesus vence Satanás, o príncipe deste mundo, ele está destruído, foi esmagado, julgado e condenado (Jo 16,11).
Nós já havíamos perdido tudo, estávamos na falência pelos títulos de desobediência que contraímos contra o amor de Deus, não tendo como pagar, deveríamos ir para o Inferno!!
Jesus veio até nós que estávamos mortos e deu-nos a vida eterna, perdoando todos os
nossos pecados, cancelando o documento de condenação que existia contra nós, ao encraválo na cruz (Cl 2,13-14)
Jesus perdoa e esquece (Hb 8,12). Eu lhes perdoarei e não me lembrarei mais (Hb 10,17)
Portando não recebestes um espírito de escravidão (Rm 8,15)
Somos filhos de Deus (Gl 4,7). Portanto já não somos escravos, mas filhos, e também herdeiros de Deus.
Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura, passou o que era velho, eis que tudo se fez novo ( II Cor 5,17).
Jesus é vida nova, é vida abundante (Ap 21,5 e Jo 10,10)
Deus nos salvou e nos chamou à santidade pela graça em Jesus Cristo (Ef 2,5) é por graça que fostes salvos não pelo que fizemos, e sim pelo que Jesus nos fez.
Jesus é o único que salva (At 4,12, Ef 2,8-9 e Lc 19)

Texto mais importante
Jesus lhe liberta da escravidão (Jo 8,36). Se portanto o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres.
Jesus já te salvou (II Cor 1,9)

domingo, 12 de setembro de 2010

2º tema: Pecado

O que é o pecado?
O Pecado descreve qualquer desobediência à vontade de Deus, em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis reveladas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais significa "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido por peccátu.
Pecado é transgredir a lei de Deus. A Bíblia diz em I João 3:4 “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias:
Pecado original
Aquele que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva. Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início do mundo, felizmente, pode ser atualmente perdoado pelo sacramento do Batismo. Este pecado faz com que "a natureza humana fique submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder da morte e inclinada ao pecado"
Pecado mortal
O pecado é mortal quando há matéria grave e plena conciencia do ato que é feito de forma livre (sem ser obrigado a cometê-lo). Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos sinceramente.
Pecado venial
Difere-se do pecado mortal por ser de matéria leve ou pesada, mas sem plena consciência ou total consenso. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais, nomeadamente no Purgatório.
Textos bíblicos de apoio
A Bíblia diz em 1 João 5:17 “Toda injustiça é pecado; e há pecado que não é para a morte.”
“Todos pecaram e privados estão da Glória de Deus” (Rm 3,23)
“Todo aquele que peca é escravo” (Jo 8,24)
“O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23)

Outros textos: Rm 11,32;14,23 ;Sl 51,7;Gn 2,17; Jo 9,41; Pv 8,36; Is 59;1

Texto mais importante
“Não, não é a mão do Senhor que é incapaz de salvar, nem seu ouvido demasiado surdo para ouvir, são vossos pecados que colocaram uma barreira entre vós e vosso Deus. Vossas faltas são o motivo pelo qual a Face se oculta para não vos ouvir” (Is 9,1-2).

Texto para aprofundamento
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado#Tipos_de_Pecado_e_Gravidade